Blog # 01- Leia bons livros e escreverá bons textos

Quando eu comecei a postar histórias na internet, lá pelos anos de 2007-2008, eu não era um leitor de livros. E por “leitor de livros”, refiro-me à pessoa que tem como hábito a leitura de livros publicados.

Naquela época, e acredito que algumas pessoas ainda hoje passam por isso, minha bagagem de leitura resumia-se a mangás e “originais” que eu lia em sites de fanfics. Eu adorava esse tipo de conteúdo, uma vez que os livros físicos me despertavam pouco interesse, principalmente aqueles de leitura obrigatória na escola (os famigerados, mas excelentes, clássicos da literatura).

Mas quando você põe na cabeça que deseja ser um escritor profissional, é vital que você saia dessa zona de conforto. A leitura de mangás, e de quadrinhos em geral, pode render boas inspirações para a criação de tramas e personagens, mas pouco ajuda na elaboração de uma escrita literária, uma vez que quadrinhos e literatura utilizam linguagens diferentes para narrar uma história. Os “originais” na internet são, em quase toda a sua totalidade, oriundos de escritores que ainda estão encontrando sua própria voz num processo de amadurecimento literário, de forma que suas histórias ainda são projetos de escrita inacabados que necessitam de polimento. É claro, você também encontra histórias de qualidade vindas desses autores, histórias com muito potencial; porém elas ainda não estão em sua melhor forma. Essa melhor forma só é adquirida quando o texto do autor passa por um processo de edição cuidadoso (revisão e leitura crítica), em que são arrumadas as incoerências, incoesões, pontas soltas, excessos, erros de português etc.

Em 2009, quando eu transformei minha atividade esporádica de ler livros em algo frequente, fui notando uma melhora na minha competência de escrita, junto ao descobrimento de que existiam livros legais, e não apenas os indigestos clássicos brasileiros e um ou outro best-seller. Começando com Harry Potter, passando para As Crônicas de Nárnia e prosseguindo para outros livros de fantasia e de outros gêneros, aos poucos a minha escrita foi se tornando menos repetitiva e mais diversa. Mas é preciso salientar que esse desenvolvimento na escrita se deu principalmente pela leitura de bons livros de bons autores.

O escritor Stephen King, em Sobre a Escrita, diz o seguinte:

A boa escrita, por sua vez, ensina ao escritor aprendiz sobre estilo, narração elegante, desenvolvimento de enredo e criação de personagens críveis, e também sobre a como dizer verdade. Um romance como As vinhas de ira pode gerar a boa e velha inveja e levar o novato ao desespero — “Nunca serei capaz de escrever algo tão bom, nem que viva mil anos” —, mas tais sentimentos também podem servir como estímulo, motivando o escritor a trabalhar mais e mirar mais alto. Ser emocionalmente atingido pela combinação de grande história com grande escrita — ser humilhado, na verdade — faz parte da formação necessária a todo escritor” (pg. 127)

Eu sofri essa humilhação quando li, por exemplo, Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez. No entanto, se eu tivesse lido essa obra lá em 2007-2008, provavelmente seria uma leitura tão chata quanto a dos clássicos brasileiros que eu lia na época. Por isso é importante salientar que, antes de ser um escritor, você é um leitor, e como todo leitor, você tem gostos e expectativas que se transformam a cada livro que é lido.  Se Cem Anos de Solidão lhe parecer intragável no presente, talvez não o seja no futuro. Cada escritor terá o seu próprio rol de autores referenciais. Não importa quem fará parte deles (se são autores clássicos ou contemporâneos), mas é importante construí-lo e reconstruí-lo conforme os livros que são lidos. Gradualmente, você aprenderá com eles, e isso o fará ser um bom autor com um bom texto.

Livros citados no texto:
Harry Potter (saga), de J. K. Rowling
As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
Sobre a Escrita, Stephen King
Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s