Livros sobre escrita

Para escrever uma boa história, é necessário conhecer a linguagem literária. E esse conhecimento só vem por meio de muito estudo (e leitura). Os livros a seguir compõem um rol de indicações para aqueles que almejam escrever uma história de qualidade.

Sobre a Escrita, de Stephen King

Escrito pelo mestre do terror, Stephen King, este livro é um passeio pelas memórias de sua vida pessoal e profissional. Com uma escrita objetiva e envolvente, King permeia sua biografia com conselhos e ensinamentos que um aspirante a escritor irá sempre lembrar. Considero Sobre a Escrita a primeira opção de leitura de “livros para escritores”. 

A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler

Se você não sabe o que é a “Jornada do Heroi”, ou monomito, de como ela está presente, em maior ou menor grau, em todas as narrativas com as quais você tem contato, esse livro é um excelente ponto de partida. Sua leitura dá ao escritor um bom entendimento sobre estrutura e arquétipos, porém não deve ser considerada uma “receita de bola para uma história de sucesso”.

Oficina de Escritores, de Stephen Koch

Um dos livros mais completos para aspirantes. Oferece dicas bem embasadas sobre como trabalhar as ideias para uma história, dar vida aos seus personagens e criar seu próprio estilo de escrita, além de conselhos pontuais sobre a rotina de um escritor. Só a citação na capa – “‘O gato deitou no tapete’ não é o começo de uma história, mas o gato deitou no tapete do cachorro, sim.”, do autor John le Carré – já é uma valiosa dica sobre conflito na ficção.

Para Ler como Escritor, de Francine Prose

Este livro é uma profunda aula de literatura para, como bem diz o título, ler um texto com os olhos de um escritor, observando e compreendendo a técnica por trás da construção de trechos de autores consagrados. Cada capítulo é dedicado a um quesito da prosa literária, partindo do aspecto mínimo – a palavra -, depois para a frase e, em seguida, escalonando para aspectos mais amplos. Por ser uma leitura mais densa, não recomendo para escritores iniciantes e/ou com pouca bagagem literária.

Como Escrever Diálogos, Silvia Adela Kohan

O título é auto-explicativo. De forma prática, o livro aborda todas as formas de diálogo, a forma correta de pontuá-los e desenvolvê-los, bem como vários outros detalhes envolvendo a construção deles.

Os Segredos da Ficção, de Raimundo Carrero

A vantagem deste livro com relação aos outros da lista é que ele foi escrito por um autor brasileiro, e isso faz diferença quando nos debruçamos sobre as potencialidades da prosa escrita em língua portuguesa. Numa linguagem convidativa, este livro oferece reflexões valiosas sobre o processo da narrativa e construção de personagens, sendo recomendado para autores em qualquer nível de experiência.

Comunicação em Prosa Moderna, de Othon M. Garcia

Não é focado na criação literária, mas sim na construção textual. Ainda assim, é um livro bastante pertinente a escritores e qualquer pessoa que esteja usando a língua portuguesa para elaborar um texto em prosa – literário ou não – que seja coerente e coeso. É um livro bem completo, que trabalha o uso das palavras, a organização das frases e dos parágrafos e toda a lógica envolvida na construção de um texto. Uma vez que qualidade da escrita é essencial, considero este o livro o mais relevante dessa lista.

A Arte de Pedir, de Amanda Palmer

Não é um livro que trata de criação literária, nem de construção textual, porém, dentro muitos de seus temas, está a relação entre o artista e o seu público. A biografia da musicista Amanda Palmer é uma leitura calorosa direcionada a nossa postura como artista e como ser humano, impactando-nos positivamente tal como o “make good art” de Neil Gaiman, seu esposo.

(novos títulos serão adicionados em breve)